BigCash https://bigcash.com.br BigCash Mon, 09 Jan 2023 14:09:08 +0000 pt-BR hourly 1 https://wordpress.org/?v=6.0.7 https://bigcash.com.br/wp-content/uploads/2020/08/favicon-150x150.png BigCash https://bigcash.com.br 32 32 DICA BIGCASH: COMO ORGANIZAR AS CONTAS (E AINDA GUARDAR DINHEIRO) NO COMEÇO DE ANO https://bigcash.com.br/dica-bigcash-como-organizar-as-contas-e-ainda-guardar-dinheiro-no-comeco-de-ano/ Sat, 07 Jan 2023 14:02:00 +0000 https://bigcash.com.br/?p=5674 O primeiro mês do ano pode ser caracterizado pelas muitas festas e dias de folga, mas também é um momento tenso para quem está tentando organizar as contas. É porque esse mês também é de muitos gastos: pagamento de impostos, matrículas escolares e acerto de contas costumam povoar esse período. Como organizar as contas Acertar […]

The post DICA BIGCASH: COMO ORGANIZAR AS CONTAS (E AINDA GUARDAR DINHEIRO) NO COMEÇO DE ANO appeared first on BigCash.

]]>

O primeiro mês do ano pode ser caracterizado pelas muitas festas e dias de folga, mas também é um momento tenso para quem está tentando organizar as contas.

É porque esse mês também é de muitos gastos: pagamento de impostos, matrículas escolares e acerto de contas costumam povoar esse período.

Como organizar as contas

Acertar as contas nesse momento pode mesmo parecer complicado, principalmente se você não tem algum tipo de planejamento ou não faz um acompanhamento mensal de seus gastos.

Para se organizar

Considerar o orçamento é o tipo de coisa que você deve fazer não apenas na época de pagar impostos, mas o ano inteiro.

E incluir essas despesas nas suas anotações – para se organizar o suficiente e não ter surpresas no período.

Mas por que organizar as contas é tão importante?

Saber o quanto você gasta por mês com mercado, escola, contas de luz, celular e aluguel, por exemplo, ajuda a ter uma visão geral de como está a sua saúde financeira. Dessa forma, você entende onde pode enxugar para guardar um pouco de dinheiro mensalmente, como remanejar as suas contas e o que pode cortar do orçamento para não ficar tão apertado.

Fonte: anamariabraga.globo.com – Adaptado

The post DICA BIGCASH: COMO ORGANIZAR AS CONTAS (E AINDA GUARDAR DINHEIRO) NO COMEÇO DE ANO appeared first on BigCash.

]]>
DEZ FILMES QUE ENSINAM SOBRE EDUCAÇÃO FINANCEIRA https://bigcash.com.br/dez-filmes-que-ensinam-sobre-educacao-financeira/ Fri, 19 Aug 2022 15:31:00 +0000 https://bigcash.com.br/?p=5604 Clássicos do cinema têm muito a nos ensinar sobre a nossa relação com o consumo. Separamos a lista de 10 filmes que vão mudar a forma como você lida com o dinheiro: 1. À Procura da Felicidade 2. O Lobo de Wall Street 3. Grande Demais Para Quebrar 4. A Grande Aposta 5. Os Delírios […]

The post DEZ FILMES QUE ENSINAM SOBRE EDUCAÇÃO FINANCEIRA appeared first on BigCash.

]]>

Clássicos do cinema têm muito a nos ensinar sobre a nossa relação com o consumo. Separamos a lista de 10 filmes que vão mudar a forma como você lida com o dinheiro:

1. À Procura da Felicidade
2. O Lobo de Wall Street
3. Grande Demais Para Quebrar
4. A Grande Aposta
5. Os Delírios de consumo de Becky Bloom
6. Quants – Os Alquimistas de Wall Street
7. Até que a Sorte nos Separe
8. Vivendo com Um Dólar
9. O Homem que Copiava
10. Quem Quer ser Um Milionário?

The post DEZ FILMES QUE ENSINAM SOBRE EDUCAÇÃO FINANCEIRA appeared first on BigCash.

]]>
Reserva de emergência: saiba o que é, como fazer e onde investir https://bigcash.com.br/reserva-de-emergencia-saiba-o-que-e-como-fazer-e-onde-investir/ Tue, 24 May 2022 16:43:19 +0000 https://bigcash.com.br/?p=5583 Seja para começar a investir ou para colocar as finanças em dia, a orientação dos especialistas em educação financeira é clara: comece pela reserva de emergência. O que é a reserva de emergência? É uma poupança guardada ao longo de um tempo para cobrir despesas fixas em caso de possíveis imprevistos. Ela atua como uma […]

The post Reserva de emergência: saiba o que é, como fazer e onde investir appeared first on BigCash.

]]>

Seja para começar a investir ou para colocar as finanças em dia, a orientação dos especialistas em educação financeira é clara: comece pela reserva de emergência.

O que é a reserva de emergência?

É uma poupança guardada ao longo de um tempo para cobrir despesas fixas em caso de possíveis imprevistos. Ela atua como uma espécie de proteção para que situações urgentes não interfiram no estilo de vida ou diminuam o poder de compra.

Qual o valor da reserva de emergência?

Varia conforme a soma das despesas mensais e o tempo de despreocupação que se deseja ter. O primeiro passo é colocar na ponta do lápis todos os gastos da família, como moradia, alimentação, financiamentos e saúde, entre outros.

Como juntar dinheiro para a reserva de emergência?

Ter o orçamento organizado é fundamental para quem quer juntar a reserva de emergência. Depois disso, é preciso eleger um valor mensal que será destinado exclusivamente ao fundo. Uma sugestão é incluir essa quantia nos gastos fixos do mês, tornando a reserva tão relevante quanto as outras contas.

Onde guardar a reserva de emergência?

Durante o acúmulo ou mesmo quando já estiver completa, os melhores investimentos para a reserva de emergência são os produtos de liquidez diária. Além de fazer o valor render, eles se caracterizam por deixar o dinheiro disponível para retirada a qualquer momento.

Estou com dívidas, como reservar?

No caso de pessoas com dívidas em aberto, a recomendação é que se dê preferência ao pagamento dos débitos, pois eles sofrem incidência de juros, o que pode tornar a conta ainda maior. Depois de quitadas, comece a montar a reserva de emergência, mesmo que com pouco inicialmente.

Fonte: CNN Brasil

The post Reserva de emergência: saiba o que é, como fazer e onde investir appeared first on BigCash.

]]>
10 SINAIS DE QUE VOCÊ NÃO SABE GERENCIAR SEU TEMPO https://bigcash.com.br/10-sinais-de-que-voce-nao-sabe-gerenciar-seu-tempo/ Mon, 27 Sep 2021 23:15:08 +0000 https://bigcash.com.br/?p=5496 Muitas tarefas e pouco tempo. O conceito chamado de “gerenciamento de tempo”, consiste em uma série de atitudes que o ajudam a manter o foco nas tarefas e evitar a procrastinação. Além de aprimorar o desempenho profissional, essas práticas podem ajudar a melhorar a saúde e a realização pessoal. Mas como gerenciar seu tempo corretamente? […]

The post 10 SINAIS DE QUE VOCÊ NÃO SABE GERENCIAR SEU TEMPO appeared first on BigCash.

]]>

Muitas tarefas e pouco tempo. O conceito chamado de “gerenciamento de tempo”, consiste em uma série de atitudes que o ajudam a manter o foco nas tarefas e evitar a procrastinação.

Além de aprimorar o desempenho profissional, essas práticas podem ajudar a melhorar a saúde e a realização pessoal. Mas como gerenciar seu tempo corretamente? Para responder essa pergunta, o gerente de Customer Sucess da plataforma Calendar escreveu um artigo com 10 sinais que indicam que seu tempo não está sendo aproveitado da forma correta. Confira quais são:

Você é conhecido por não ser pontual

Ninguém quer ter a reputação de ser impontual. Mas problemas pessoais e até mesmo fatores externos, como o trânsito, podem tornar os atrasos algo recorrente.

O primeiro passo para reverter esse cenário é identificar se você realmente tem problemas de pontualidade. Se é conhecido por chegar atrasado ou perder prazos, isso pode significar que você sofre desse mal e precisa gerenciar melhor o seu tempo. Também tome cuidado com práticas que revelem que você está descomprometido com uma função, como sempre sair mais cedo e deixar coisas por fazer.

Uma solução para isso é começar a organizar seu calendário com todos os seus compromissos, separar em uma agenda as tarefas que precisam ser realizadas naquele dia e parar de se comprometer demais com coisas pouco importantes.

As atividades que você desempenha não são tão importantes

Priorizar o que precisa ser feito imediatamente é uma das melhores formas de garantir que você está gastando seu tempo da forma correta. Isso também evita que você desperdice recursos em tarefas que não são tão importantes — e que em alguns casos podem facilmente ser realizadas por outra pessoa.

Para começar, tenha em mente que nem tudo que você faz é importante. Para determinar o que realmente merece sua atenção, crie uma lista de tarefas. Depois analise cada tópico individualmente e determine se essas são coisas que precisam ser feitas imediatamente ou se podem ser postergadas.

Você está sempre com pressa

Suas manhãs sempre são marcadas pela necessidade de sair de casa rapidamente?

Você espera até o último minuto para completar um projeto?

Esses são alguns sinais de que você precisa gerenciar melhor seu tempo.

Separe mais tempo para realizar suas tarefas ou se locomover e coloque alarmes no seu celular para se lembrar de compromissos futuros. O segredo é sempre se adiantar, até mesmo nas coisas simples. Pode ser interessante, por exemplo, preparar suas refeições e separar suas roupas na noite anterior, de forma que você já acorde com tudo pronto.

A procrastinação é uma constante

Pesquisas indicam que 20% da população mundial se identifica como procrastinadora. Mas, se isso se transformou em um problema tão grande que começou a afetar sua carreira e relacionamentos, é hora de fazer algumas mudanças.

Um truque para contornar a procrastinação é pegar grandes tarefas e as dividir em pequenos passos. Também identifique a causa desse problema. Está passando tempo demais no seu celular? Colocá-lo para carregar em um cômodo diferente pode ser a solução.

Você não tira intervalos e faz suas refeições em sua mesa de trabalho

Você não é uma máquina, mas sim um ser humano com necessidades. Afastar-se do seu trabalho por uma hora é uma forma simples e fácil de espairecer a mente, comer e descansar o corpo.

Além disso, almoçar na sua mesa é desnecessário. Você realmente está ocupado a esse ponto? Se você é uma pessoa muito requisitada, faça questão de bloquear a sua agenda para descansar e se alimentar.

Você quer ser uma pessoa ‘multitarefa’

A ideia de ser capaz de realizar diversas tarefas simultaneamente costuma estar nos sonhos de muitos. Mas isso não é tão legal quanto parece.

Quando você realiza muitas tarefas diferentes ao mesmo tempo, a probabilidade de nenhuma delas ser finalizada com a qualidade necessária é muito grande. Em vez disso, dedique-se a apenas uma coisa de cada vez. Você irá sentir que, no final do dia, sua produtividade terá sido maior.

Lidar com distrações e interrupções não é seu forte

Imagine o seguinte cenário: você acabou de começar a realizar seu trabalho quando, de repente, seu telefone toca. O que você vai fazer?  Interromper suas tarefas para atender o celular?

Essa é uma situação que pode ser vista como inevitável, mas profissionais que sabem gerenciar seu tempo conseguem lidar facilmente com essas distrações. Tente tomar atitudes que evitem que seu foco seja perdido. Uma delas é ser colocar seu telefone no modo “silencioso” quando não quiser ser interrompido.

Você se sente constantemente saturado

Sentir-se constantemente estressado, ansioso, irritado e exausto não é natural.

Em vez de esperar chegar o momento em que você não vai conseguir mais aguentar o estresse, tome medidas preventivas. Por exemplo, evite acumular ainda mais responsabilidades quando estiver se sentindo no limite. Também tire um tempo para viajar, descansar em casa ou sair com amigos.

Você não faz ideia de quanto tempo gasta realizando cada tarefa

Um dos motivos que fazem com que as pessoas sintam dificuldade em gerenciar seu tempo é subestimar o tempo para realizar determinada tarefa.

Experimente, com o auxílio de um relógio, contar quanto você demora em determinado trabalho. Faça isso por algumas semanas, de modo que sua estimativa fique o mais precisa possível. Essa informação irá te ajudar a montar sua agenda de tarefas diárias, de forma que nada que realmente precise ser feito naquele determinado dia acabe sendo adiado.

Você é ocupado, não produtivo

Você sente que está dedicando tempo demais para o seu trabalho, mas não está alcançando nada? Isso significa que você é uma pessoa ocupada, mas não produtiva. Para evitar cair nessa armadilha, identifique o que é importante e necessário na sua rotina. Essa é a melhor forma de garantir que você gaste seu tempo com coisas que te coloquem mais perto de seus objetivos.

Outra recomendação é otimizar sua organização, minimizar distrações e dizer “sim” apenas para decisões estratégicas.

Fonte: Portal Pequenas Empresas & Grandes Negócios adaptado

The post 10 SINAIS DE QUE VOCÊ NÃO SABE GERENCIAR SEU TEMPO appeared first on BigCash.

]]>
Como gastar menos dinheiro com bens supérfluos? https://bigcash.com.br/como-gastar-menos-dinheiro-com-bens-superfluos/ Wed, 07 Jul 2021 13:34:40 +0000 https://bigcash.com.br/?p=5442 Muitas vezes olhamos o saldo da conta bancária no final do mês e não conseguimos perceber para onde foi todo o dinheiro. Mesmo em um mês “comum”, ou seja, sem viagens, ou grandes despesas inesperadas, parece que os gastos são maiores do que o esperado. Porém, somando todas as contas fixas conseguimos ter uma noção […]

The post Como gastar menos dinheiro com bens supérfluos? appeared first on BigCash.

]]>

Muitas vezes olhamos o saldo da conta bancária no final do mês e não conseguimos perceber para onde foi todo o dinheiro. Mesmo em um mês “comum”, ou seja, sem viagens, ou grandes despesas inesperadas, parece que os gastos são maiores do que o esperado.

Porém, somando todas as contas fixas conseguimos ter uma noção desses gastos mensais, mesmo que, por vezes, perdemos um pouco do controle dos gastos extras e supérfluos.

Contudo, gastar menos dinheiro com bens supérfluos é uma tarefa mais simples do que parece ser e pode gerar grandes mudanças nas finanças a curto e longo prazo. Vejamos como tratar desses vilões!

O primeiro passo para gastar menos dinheiro com bens supérfluos é entender como definir o que são gastos essenciais, necessários e supérfluos.

Gastos essenciais

São aqueles que estão relacionados ao seu custo de vida, isto é, as despesas que não podem ser eliminadas do seu orçamento, tal como moradia, alimentação, mobilidade e saúde.

Gastos supérfluos

Já, os gastos supérfluos, às vezes são identificados de forma confusa com os gastos necessários. Isto por que alguns deles coincidem em ambas formas, dependendo apenas do seu tipo de uso. Neste caso, podemos falar a conta do celular, do automóvel, da tv por assinatura e até de viagens.

Mas para identificar as diferenças entre os dois tipos de gastos, o primeiro está relacionado ao fator necessidade, e o segundo aos gostos e alguns hábitos. Desta forma, um dos pontos mais importantes de como gastar menos dinheiro com bens supérfluos é não misturar o que é necessidade de gastos pessoais.

Seguindo essa linha de raciocínio, elencamos aqui para você algumas sugestões que podem auxiliar nessa missão. A chave está em dar uma atenção maior ao o que é consumido. Feito isso, essa atitude pode vir acompanhada de um controle maior, de planejamento e de algumas mudanças comportamentais.
Saber identificar quais são esses gastos é o ponto de partida ideal para gastar menos dinheiro com bens supérfluos. Há uma série de gastos que acabam comprometendo o orçamento e que muitas vezes nem estão sendo usufruídos pela família.
Agora que sabemos quais são os tipos de gastos, vejamos a seguir como é possível gastar menos dinheiro com bens supérfluos nestas 5 dicas:

1) Identificando gastos supérfluos

Alguns dos gastos supérfluos já fazem parte das contas há tanto tempo que chegam quase a ser confundidos como necessários. Este é o caso de planos de telefonia celular, e de TV por assinatura, por exemplo. De forma isolada, esses serviços podem não representar gastos tão expressivos, porém, juntos, podem até chegar aos 20% da renda doméstica.

Faça a escolha entre uma TV por assinatura e um serviço de streaming de filmes e séries. Apesar de oferecerem serviços que são parecidos, pode-se identificar aqui qual dos dois pode ser dispensado.

Outro exemplo são os planos de telefonia celular onde o consumidor compra pacotes que, incluindo benefícios a mais, não chegam a ser utilizados na sua totalidade.

2) Tenha um teto de gastos

Baseado na sua renda mensal e gastos fixos essenciais, defina uma quantidade de dinheiro por mês que será destinada aos gastos extras, considerados como supérfluos.

Se há dificuldade em controlar o uso do cartão de crédito, a dica é sacar dinheiro e usá-lo apenas em espécie. Isso fará com que você tenha um maior controle do que está sendo gasto.

3) Tenha controle do que gastou

Organizar uma planilha de gastos é um ótimo método para controlar as despesas mensais, principalmente as que não são fixas, tal como jantares, barzinhos, aplicativos de mobilidade cafés. Faça um acompanhamento constante de tudo que entra e sai, pois esta é a melhor forma de visualizar como o seu dinheiro é realmente gasto.

4) Planeje-se

O melhor de um bom planejamento é que, com ele você não precisa necessariamente parar de usufruir de todas as coisas que gosta, mesmo não sendo essenciais ou necessárias. Isto porque ao acompanhar suas contas de perto, você passa a perceber qual é o momento mais apropriado para realizar esses desejos.

Assim, sem agir por impulso e gastar menos com bens supérfluos, você conseguirá controlar e planejar melhor seus gastos e encontrar outras possibilidades como melhores preços.

5) Revenda ou troque

Se você é daqueles aficionados por tecnologia e que gosta sempre de ter os últimos lançamentos, uma alternativa é vender ou trocar a última versão comprada. Com certeza ela ainda será valorizada e lhe ajudará na aquisição da próxima.

Outra ideia seria de evitar comprar roupas novas. Junte seus amigos e familiares e realize trocas. Todo mundo tem alguma roupa que comprou, mas quando não ficou tão ideal quanto naquele momento e, por isso, mesmo de ótima qualidade, não serve mais. Pois bem, essa é uma candidata excelente para ser trocada com seus amigos.
Assim, você agora não precisa mais abrir mão de todo gasto supérfluo, basta apenas organizar seu planejamento mensal e obter uma recompensa mais saudável e econômica.

Fonte: Blog Onze
Foto: Freepik

The post Como gastar menos dinheiro com bens supérfluos? appeared first on BigCash.

]]>
Consumo Emocional. Sabe o que é? https://bigcash.com.br/consumo-emocional-sabe-o-que-e/ Tue, 25 May 2021 20:14:41 +0000 https://bigcash.com.br/?p=5416 Com a sociedade cada vez mais consumista, o termo Consumo Emocional tem ganhado bastante destaque. Os escritores Kevin Keller e Philip Kotler apontam que as pessoas são estimuladas a consumirem a partir de motivações do ambiente que está inserida, juntamente com ferramentas de marketing, que agem no subconsciente fazendo com que a pessoa tenha consciência […]

The post Consumo Emocional. Sabe o que é? appeared first on BigCash.

]]>

Com a sociedade cada vez mais consumista, o termo Consumo Emocional tem ganhado bastante destaque.

Os escritores Kevin Keller e Philip Kotler apontam que as pessoas são estimuladas a consumirem a partir de motivações do ambiente que está inserida, juntamente com ferramentas de marketing, que agem no subconsciente fazendo com que a pessoa tenha consciência de necessidade em adquirir o produto.

Assim, o comportamento do consumidor envolve tanto sentimentos, quanto pensamentos.

Para evitar aquelas comprinhas por impulso, a dica é:

✅ Cuide da sua saúde emocional;
✅ Pratique o ócio criativo (trabalhe, divirta-se e aprenda ao mesmo tempo);
✅ Faça uma lista do que você quer e do que realmente necessita;
✅ Se for preciso, busque apoio de um profissional.

The post Consumo Emocional. Sabe o que é? appeared first on BigCash.

]]>
Economia doméstica: economize em até 30% nas suas compras https://bigcash.com.br/economia-domestica-economize-em-ate-30-nas-suas-compras-de-supermercado/ Fri, 09 Apr 2021 17:59:38 +0000 https://bigcash.com.br/?p=5387 Como muitos sabem, um dos gargalos para equilibrar as contas domésticas está na alimentação. Com o auxílio do blog.rico, reunimos as principais dicas que podem te ajudar a economizar até 30% nas compras: Faça uma lista de compras:antes de ir ao supermercado, verifique os armários e liste tudo o que é realmente necessário. Faça um […]

The post Economia doméstica: economize em até 30% nas suas compras appeared first on BigCash.

]]>

Como muitos sabem, um dos gargalos para equilibrar as contas domésticas está na alimentação. Com o auxílio do blog.rico, reunimos as principais dicas que podem te ajudar a economizar até 30% nas compras:

  • Faça uma lista de compras:antes de ir ao supermercado, verifique os armários e liste tudo o que é realmente necessário.
  • Faça um planejamento semanal das refeições: desta forma, você saberá o quanto precisa comprar e evita desperdícios.
  • Experimente novas marcas: deixe o julgamento de lado e conheça os produtos mais baratos. Eles podem ser melhores que as marcas tradicionais.
  • Evite ir às compras com fome: parece mentira, mas ir ao supermercado com fome é uma armadilha. Você vai comprar além do necessário, por conta da necessidade de comer.
  • Vá sozinho: várias pesquisas científicas mostram que gastamos mais quando estamos acompanhados. Para economizar, vá sozinho ao supermercado.


Alimentação

A alimentação é onde a maioria dos brasileiros mais gasta sem perceber. Confira essas dicas:

  • Conheça casas de produtos naturais: é uma forma de economizar muito ao comprar temperos e mantimentos. Os preços podem custar 50% a menos que no supermercado.
  • Saiba o consumo da sua família: compre apenas a quantidade de comida necessária. O estoque pode levar ao desperdício.
  • Faça as refeições em casa: comer fora de casa gera altos gastos. Por exemplo, ao pagar R$ 20 para almoçar todos os dias, em um ano você terá gasto mais de R$ 5.000. Impressionante, não é?
  • Conheça as frutas e verduras da época: é uma boa maneira de consumir pagando pouco e diversificar a alimentação.
  • Tenha uma horta: com a sua própria horta você evita o desperdício e economiza mais de 70%.

The post Economia doméstica: economize em até 30% nas suas compras appeared first on BigCash.

]]>
O impacto da Covid 19 nas finanças https://bigcash.com.br/o-impacto-da-covid-19-nas-financas/ Fri, 15 Jan 2021 14:08:56 +0000 https://bigcash.com.br/?p=5351 “A Covid-19 certamente deixou sua marca no comportamento de investimentos, ainda que os investidores não estejam esperando que ela afete seus retornos no longo prazo”, é o que apontou o estudo de Investidores Globais da Schroders, realizado com mais de 23 mil pessoas em 32 países no ano de 2020. Os desafios impostos pela Covid-19 […]

The post O impacto da Covid 19 nas finanças appeared first on BigCash.

]]>

“A Covid-19 certamente deixou sua marca no comportamento de investimentos, ainda que os investidores não estejam esperando que ela afete seus retornos no longo prazo”, é o que apontou o estudo de Investidores Globais da Schroders, realizado com mais de 23 mil pessoas em 32 países no ano de 2020.

Os desafios impostos pela Covid-19 indicam que as pessoas não estão procurando usar a renda disponível para mudar seus estilos de vida. Desde que a Schroders fez essa pergunta pela última vez em 2017, os gastos com itens de luxo como veículos e férias sofreram uma queda (11% em 2017 vs 6% em 2020). A prioridade em investir ou adquirir uma propriedade caiu mais da metade desde 2017 (13%), sendo que somente 5% dos entrevistados prioriza isso como sua renda disponível em 2020.

Por mais que o controle desta pandemia nos apresente uma luz no fim do túnel, a dica de hoje é não afrouxar com o controle das finanças, afinal, especialistas financeiros não hesitam em afirmar que algumas sequelas desse período devem, sem dúvida, influenciar em nosso comportamento financeiro.

“O senso de urgência sobre melhor organizar nossas finanças se tornou mais proeminente e os benefícios de se ter uns tostões a mais guardados pode ser saboreado. A dúvida que fica é se apenas uma dose de ‘vacina’ será suficiente para deixar nosso comportamento financeiro imune de uma recaída. Por precaução, não custa nada adotar cuidados adicionais permanentes. Como alinhar as expectativas quanto ao risco e retorno das carteiras, empenhar esforços adicionais de poupança e ser mais diligente na forma de investir. A saúde e o bolso agradecem”, dica da Ana Leoni, Superintendente de educação financeira da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais.

Clique aqui e confira o estudo na íntegra.

The post O impacto da Covid 19 nas finanças appeared first on BigCash.

]]>
Dicas para ensinar seu filho dar valor ao dinheiro https://bigcash.com.br/dicas-para-ensinar-seu-filho-dar-valor-ao-dinheiro/ Mon, 14 Dec 2020 12:57:47 +0000 https://bigcash.com.br/?p=5340 Uma boa educação financeira inicia muito cedo. Ainda na infância é possível auxiliar os pequenos na gestão dos recursos, afinal, não basta poupar; o maior desafio é ensiná-los a gastar. Reunimos algumas dicas do economista Samy Dana que são práticas e muito úteis: ➡️ Mostre qual é o seu padrão de vida Isso se aplica […]

The post Dicas para ensinar seu filho dar valor ao dinheiro appeared first on BigCash.

]]>

Uma boa educação financeira inicia muito cedo. Ainda na infância é possível auxiliar os pequenos na gestão dos recursos, afinal, não basta poupar; o maior desafio é ensiná-los a gastar.

Reunimos algumas dicas do economista Samy Dana que são práticas e muito úteis:

➡ Mostre qual é o seu padrão de vida

Isso se aplica para o caso de brinquedos, por exemplo. É um momento de mostrar que não é saudável comprar algo só porque o coleguinha ou o parente também comprou.

➡ Estimule o desapego

É importante despertar desde cedo a arte do desapego de itens como brinquedos, roupas, bem como outros objetos e utensílios que não servem mais para a criança e que podem ser doados, trocados ou até mesmo vendidos.

➡ Explique a diferença entre necessidade e desejo

Mostrar a importância de atender primeiro as necessidades e de modo organizado, os desejos podem ser atendidos a medida do possível, mesmo que não seja de imediato.

➡ Coíba o desperdício

É fundamental combater qualquer tipo de desperdício. Seja de alimentos (somente colocar no prato o que vai comer), de energia elétrica e de água (reduzindo o tempo no banho).

➡ Ensine noções de como poupar

Uma questão importante é ensinar os filhos a terem paciência nas decisões de consumo, mostrando a importância de não gastarem todo o dinheiro de imediato e pouparem uma parte para o futuro.

➡ Dê mesada

Dar dinheiro às crianças em forma de uma semanada ou uma mesada pode ser um bom começo para ensiná-los a gerir o “pouco” dinheiro que seja.

The post Dicas para ensinar seu filho dar valor ao dinheiro appeared first on BigCash.

]]>
Veja 6 dicas valiosas de educação financeira para jovens https://bigcash.com.br/veja-6-dicas-valiosas-de-educacao-financeira-para-jovens/ Mon, 30 Nov 2020 09:33:57 +0000 https://bigcash.com.br/?p=5325 Apesar da juventude ser o momento mais propício para se pensar no futuro, muitas vezes não é isso que acontece. Por esse motivo, promover a educação financeira para jovens é um desafio muitas vezes subestimado. Infelizmente, estamos tratando de uma geração que não poupa, que se endivida logo cedo e tem pouca ou nenhuma educação […]

The post Veja 6 dicas valiosas de educação financeira para jovens appeared first on BigCash.

]]>

Apesar da juventude ser o momento mais propício para se pensar no futuro, muitas vezes não é isso que acontece. Por esse motivo, promover a educação financeira para jovens é um desafio muitas vezes subestimado. Infelizmente, estamos tratando de uma geração que não poupa, que se endivida logo cedo e tem pouca ou nenhuma educação financeira.

Por isso, preparamos esse post com 6 dicas valiosas que fazem parte de uma nova geração de jovens que quer garantir uma vida tranquila e financeiramente controlada.

1. Analise sua situação atual

Essa análise vai ajudar a traçar um perfil de consumo e, a partir dele, estabelecer um plano de ação, seja para quitar dívidas ou para começar a poupar.

2. Planeje seus gastos

Coloque no papel o que você deseja para o futuro, seja daqui a um mês ou dez anos. Mas seja realista e estabeleça meta factíveis. Não tem nada mais desanimador do que criar objetivos impossíveis logo no início.

3. Faça uma poupança

Depois de planejar os gastos, que tal abrir uma poupança? Crie o hábito de poupar não apenas para atingir seus objetivos, mas para criar uma reserva nos momentos de crise ou quando houver imprevistos.

4. Não gaste mais do que ganha

Para não fechar o mês no vermelho e fazer mais débitos, experimente usar a regra dos 50-15-35. É um sistema simples que tem como propósito controlar as despesas do mês considerando três grandes grupos:

  • → 50% para gastos essenciais, ou seja, aqueles necessários para você se manter no dia a dia;
  • → 15% para prioridades financeiras como a quitação de dívidas, caso esteja endividado; ou para a construção de uma reserva de emergência;
  • → 35% para manter seu estilo de vida. São aqueles gastos que não são essenciais e podem ser cortados em um momento de crise.

5. Corte as despesas supérfluas

Comprar por impulso é um hábito e deve ser modificado com urgência.

6. Aproveite a tecnologia

Já que vivemos na era da tecnologia, por que não aproveitar? Existem aplicativos e ferramentas online que vão facilitar – e muito! – sua vida.

E se precisar de um empréstimo, busque por financeira confiável.

Fonte: Organizze

The post Veja 6 dicas valiosas de educação financeira para jovens appeared first on BigCash.

]]>